Juntar a família e amigos para um bom churrasco é algo que gostamos, mais na hora de preparar o churrasco é bom tomar alguns cuidados para que a sua experiência seja incrível, vamos listar os erros mais comuns no preparo de carnes na churrasqueira a gás.
1-Virar a carne o tempo todo, talvez seja o erro mais comum no preparo de um bom churrasco, o ideal é virar uma vez só, quando o sangue começar a se acumular na parte superior da carne.
2-Tirar a gordura da carne para deixar mais leve e saudável é um erro comum, porque a gordura tem uma função fundamental e dar aquele sabor especial, além de evitar que a carne resseque.
3-Exagerar na quantidade de sal também é um erro comum e deve ser usado com cautela, por que além de fazer mau a saúde o excesso pode deixar a carne mais seca, o ideal é colocar o sal depois de preparar a carne, não use temperos ou ervas, o churrasco deve ser feito apenas com sal grosso e deixe os temperos para depois da carne pronta.
4-Errar os cortes também são erros comuns para quem gosta de carne bem passada, o ideal é que a carne seja mais fina, e a mau passada o ideal é um corte mais grosso, não existe certo ou errado, gosto não se discute, descubra qual você mais gosta, e leia também o nosso blog sobre pontos de carnes.
5-A distancia da grelha em relação a chama também é muito importante, no churrasco a carvão a distância deve ser de 15cm para carnes grelhadas ou seladas e de 40 a 60cm para peças maiores que precisem de mais tempo de cocção, na nossa churrasqueira a gás a distância é padrão é indicadas peças grelhadas ou seladas, a potência da chama deve ser controlada pelos manípulos, e para peças que precisem de mais tempo de cocção, temos o acessório grelha alta (elevada e grelha superior).
6-Fazer o churrasco sozinho também é um erro, a churrasqueira precisa de atenção o tempo todo, um minuto sem atenção pode resultar em uma carne mal preparada.
7-O corte da carne feito de maneira errada também pode resultar em carne mau preparada, cada corte merece uma atenção individual e um corte diferente, sempre respeitando a direção e sentido e as suas fibras para preservar a suculência.
8-Temperatura da chama, esse é um erro comum, o ideal é colocar a mão próximo das grelhas e se não aguentar por mais de 10 segundo é a temperatura ideal, use essa técnica para o churrasco feito no carvão ou churrasqueira a gás e vá controlando a temperatura pelos manípulos de metal.
9-Comprar carnes em lugares sem procedência para quem não conhece também é um erro, o indicado é comprar em lugares confiáveis, como supermercados de rede e de boas marcas.
10-Fazer furinhos para que o tempero penetre também é um erro, isso faz com que a carne perca a suculência e a qualidade, tempere sem furar.
Para que você possa fazer um churrasco perfeito fique atento aos detalhes individuais de cada carne e as técnicas, sempre prepare com paciência e sem pressa, use o fogo ao seu favor e aprecie sabores incríveis.